Os vencedores viajam com suas melhores ideias

Os vencedores viajam com suas melhores ideias

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uADTRBpQ2x8&w=560&h=315]

Sobre os pequenos (grandes) inventores

Alexandre, usuário de implante coclear bilateral do Brasil, desenvolveu vários aplicativos inovadores para melhorar e facilitar a vida de pessoas com perda auditiva. Durante sua estadia em Innsbruck, ele também se encontrou com o professor Rudolf Häusler, o cirurgião que o implantou há 10 anos. O Dr. Häusler viajou ao Brasil em 2008 para fornecer a Alexandre seu primeiro implante MED-EL.

Com sua teoria inventiva, o jovem Parker dos EUA quer ajudar sua mãe e irmão, ambos os quais têm perda auditiva profunda. Parker gostaria de implantar as células regenerativas de salamandras em macrófagos humanos, as células responsáveis pela reparação e regeneração do tecido. Se essas células são injetadas perto das células ciliadas da cóclea, Parker explica, elas podem regenerar e curar a perda de audição de sua mãe e irmão. No longo prazo, Parker quer encontrar uma cura para a perda de audição. Ele estava emocionado para discutir suas ideias com pesquisadores MED-EL durante a sua estadia em Innsbruck.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0o5CKawERK0&w=560&h=315]

A irmãzinha de Avery, Raquel (EUA), usa implantes cocleares. Ela o inspirou a participar do concurso de inventores Ideas4Ears. O implante abriu o mundo da audição para Raquel. Seu processador de áudio, no entanto, parece bastante grande em suas pequenas orelhas. Avery, portanto, projetou um processador de áudio menor que é mais confortável – como uma peça de joalheria. Isso torna o processador mais prático e ao mesmo tempo mais elegante. Em Innsbruck, Avery e sua irmã conheceram as pessoas que haviam trabalhado no implante de Raquel – um momento muito emocionante para toda a família.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9COJsGzWZQ0&w=560&h=315]

Arwen e Katharina, da Alemanha, inventaram óculos 3D com legendas para pessoas com perda auditiva. O texto falado é mostrado automaticamente na borda inferior dos óculos. As duas meninas tiveram a ideia depois de uma visita ao cinema, quando perceberam que as pessoas surdas só conseguem ver as imagens, mas não conseguem ouvir nada do que está sendo dito no filme.

Arwen-&-Katharina-winners-event

Olivia da Nova Zelândia mal podia esperar sua viagem a MED-EL. Sua invenção, chamada MED-EL Magia, é um remendo macio e fino que substitui o processador de áudio à noite. Ele fala com o despertador, telefone ou alarme de fumaça, despertando os usuários do implante, se necessário. Olivia também inventou um adesivo que pode ser anexado a qualquer alarme de fumaça e alertará as pessoas com perda de audição se ele disparar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=iiSCNyPnTIg&w=560&h=315]

Jacob, do Reino Unido, inventou o Óculos de Audição, que ajuda pessoas com perda auditiva a ver coisas que não podem ouvir. Os óculos detectam sons e transformam conversas em palavras escritas. Jacob já está trabalhando para melhorar sua invenção e ficou entusiasmado em apresentá-la na frente de muitos inventores da MED-EL.

Jacob-winners-event

A turma da quarta série do ensino fundamental de Uttendorf, de Salzburgo, na Áustria, ganhou um prêmio por várias ideias inovadoras que beneficiam os deficientes auditivos. Entre elas, uma luva que fala e escreve, uma Pulseira Vibratória que avisa os usuários sobre carros que se aproximam, um Relógio de Leitura que pisca quando a campainha toca e converte texto falado em escrita.Salzburg-class

O Ideas4Ears é um concurso de inventores, o fabricante de implante coclear MED-EL desafiou as crianças de todo o mundo para criar invenções que melhorassem a qualidade de vida das pessoas com perda auditiva e implantes auditivos. Em abril, os oito vencedores se reuniram na sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria. Os participantes do Brasil, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido e os EUA não só impressionaram o público com sua curiosidade juvenil, mas também com as suas abordagens interessantes e às vezes completamente novas para o tema.

“Estamos impressionados como o Ideas4Ears despertou o interesse e também com a qualidade das ideias. As invenções foram criativas, inovadoras e até mesmo bastante maduras. As crianças têm tratado com profundidade os desafios que enfrentam todos os dias com a surdez e vieram com grandes soluções. É uma honra conhecer os vencedores aqui em Innsbruck“, Geoffrey Ball, Diretor Técnico da MED-EL e inventor do VIBRANT SOUNDBRIDGE, disse durante o evento.

Viagem emocionante: Nos bastidores, conhecendo os fabricantes dos implantes, visitando Audioversum Science Center

A viagem de dois dias foi uma experiência única para os jovens inventores. Eles puderam olhar os bastidores e visitar lugares especiais como o laboratório de treinamento da MED-EL.

Usuários de implante coclear receberam um presente muito especial. Eles conheceram as pessoas que fizeram seus implantes. “Cada implante coclear MED-EL tem o seu número de série e assim podemos localizar qual membro da equipe que trabalhou na fabricação de cada implante”, explica Ball.

O grupo também visitou o Centro de Ciência Audioversum. A Caixa de grito e o grande modelo de ouvido foram às atrações favoritas das crianças neste museu interativo.

Inovação – a base para o progresso

As inovações são vitais para melhorar a vida das pessoas com perda auditiva. A competição dos inventores do Ideas4Ears foi à prova de que ainda há muito a pesquisar e descobrir para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. O júri da MED-EL ficou entusiasmado com o fato de as crianças não considerarem a perda auditiva como um problema isolado dos indivíduos, mas olharam para ela de um ponto de vista mais complexo, considerando-a como um problema social. Relacionamentos interpessoais, apoio mútuo e ambiente social são fatores cruciais para o sucesso no tratamento da perda auditiva, além de todas as soluções técnicas e médicas já existentes. Isso é muito importante para a MED-EL. O objetivo da MED-EL era aumentar a conscientização sobre a perda auditiva entre os jovens de todo o mundo e inspirá-los. Com Ideas4Ears eles certamente alcançaram esse objetivo.

Saiba mais sobre a audição na plataforma EXPLORE LIFE aqui: https://www.explore-life.com/en

Todas as imagens © 2018 MED-EL. Por favor, entre em contato com awareness@medel.com para permissão de uso.

One Reply to “Os vencedores viajam com suas melhores ideias”